Monday, March 20, 2006

Delfin, ago/set de 2005

Palavras do mestre



O dia seguinte ao meu aniversário neste ano foi bem triste. Ao ler os sites de quadrinhos do último 3 de janeiro, descobri que o maior mestre dos quadrinhos do século passado havia morrido. O carismático Will Eisner, de tantas vindas ao Brasil, país no qual era mais reconhecido e pu¬bli¬ca¬do que nos Estados Unidos, vai deixar mui¬tas saudades. Mais do que isso, no entanto, o que ele deixa é um dos mais honestos, impetuosos, criativos e grandes legados da história dos quadrinhos ocidentais.

Sempre tem quem não conheça Eisner, então não custa nada disparar um parágrafo óbvio, citando que ele foi o criador do Spirit, um dos primeiros heróis clássicos dos quadrinhos. Spirit, na verdade, era o policial Denny Colt, dado como morto após uma missão, mas que continuava vivinho da silva. Marcou época por conta do traço elegante de Eisner, de suas histórias inusitadas e, principalmente, por conta do fator humano envolvido em suas tramas. Spirit sempre foi um herói crível, uma pessoa que não enfrentava super-vilões, que não tinha qualquer superpoder, que era só um mascarado querendo justiça — humanamente, como qualquer pessoa seria.

Eisner também marcou época por ter criado (ou ao menos formatado comercialmente) as graphic novels, histórias autorais nas quais se podia desenvolver temas mais longos, pessoais e independentes, geralmente voltados a um público mais maduro. São dele, por exemplo, o tex¬to e o traço das badaladas histórias O Edifício, Um contrato com Deus e Avenida Dropsie (este último vertido em uma peça de teatro de grande sucesso no Brasil).

Porém, a obra do mestre que mais marcou nos últimos anos foi Quadrinhos e Arte Seqüencial, consderada um verdadeiro códice dos quadrinhos modernos e que inspirou, nos últimos anos, inúmeros profissionais de quadrinhos em todo o mundo, ocidental e oriental. Juntamente com Desvendando os Quadrinhos, livro de Scott McCloud, a obra amplificou muito o modo como os quadrinhos eram sentidos quanto às possibilidades, funções, estética e importância.
Era natural, portanto, que Eisner revisitasse um dia suas anotações e produzisse mais algum material sobre o assunto, que de algum modo complementasse e, claro, amplificasse a onda produzida pela sua primeira obra teórica. Deste modo, surgiu Narrativas Gráficas, livro que foi, no país, postumamente publicado.

Narrativas traz um Eisner ainda mais maduro quanto às suas convicções acerca da arte seqüencial, defendendo de modo ferrenho as possibilidades desde veículo de informação e mostrando, passo a passo, como é criada a narrativa gráfica aplicada aos quadrinhos. Há comparações com outros meios de comunicação, exemplifica com diversos exemplos cada ponto a ser demonstrado, elencando, para conduzir a história, personagens pré-históricos (para demonstrar que até mesmo quem nunca teve nenhuma noção de HQs poderia aprender e apreender tudo o que está lá dentro).

O livro tem, em seus exemplos, os pontos mais altos, ao analisar as narrativas de astros como Milton Caniff, Al Capp e George Herriman, bem como apresentando ao leitor obras precursoras ds quadrinhos como hoje conhecemos.

A edição nacional, publicada pela Devir, peca infelizmente por conta de diversos erros de digitação e revisão, suficientes para que se fique triste. Pois uma obra destas, que deve constar na prateleira de qualquer amante sério da nona arte, deveria ser apresentada ao público com cuidado redobrado. Afinal, isto é o mínimo que se espera de uma empresa, que, em 2005, papou o HQ Mix de editora do ano.

(Publicado originalmente na edição 33, de ago/set de 2005, da revista Semana 3)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home